Superstições: o significado do número "quatro"

Os enigmas do número quatro
O número 4 pelas inúmeras conotações que tem e de acordo com a simbologia sagrada é a raíz de todas as coisas que acontecem no nosso planeta. Com este artigo pretende-se fazer uma abordagem sobre as várias acepções deste algarismo: os elementos fundamentais do Universo que nos regem (Terra, Fogo, Água e Ar); as quatro estações do ano; os trevos de quatro folhas e os conhecimentos emanados da numerologia.
As quatro estações do ano
Primavera, Verão, Outono e Inverno, são as quatro estações do ano. Cada uma delas é associada, respectivamente, ao desabrochar das flores, ao calor, à queda das folhas e por último ao frio.
Tal como o dia e a noite são marcados pelos movimentos do nosso planeta, também o são as estações do ano.
A explicação, de uma forma simplista, está na inclinação da Terra num ângulo de 23,5º e que gira em torno de uma linha imaginária que vai desde o Pólo Norte ao Pólo Sul. Dependendo da época do ano, um hemisfério recebe mais radiação solar do que o outro, e, portanto, mais calor. As mudanças de temperatura ao longo do ano marcam as estações do ano. Ao se falar do número quatro não nos podemos esquecer também das quatro fases do satélite natural da Terra, a Lua.
A Lua Nova acontece quando o Sol se encontra do lado oposto e consequentemente a face iluminada da Lua está também do lado oposto ao do observador na Terra.
O Quarto Crescente acontece quando se observa apenas metade da face iluminada da Lua.
A enigmática Lua Cheia acontece quando o Sol ilumina completamente a face da Lua voltada para o observador na Terra.
Por último, o Quarto Minguante acontece também quando se observa apenas metade da face da Lua iluminada.
Uma fase da Lua demora, aproximadamente, 7 a 8 dias até mudar para outra fase. A Lua demora, aproximadamente, 29 a 30 dias até completar todo este ciclo.
Os quatro elementos do Universo
Os elementos do Universo são também quatro: água, terra, fogo e ar.
A teoria dos quatro elemento surge na Grécia Antiga com os filósofos pré-socráticos. Existem inúmeras referências na literatura, nas artes plásticas e até na filosofia acerca destes elementos que são também a base dos signos do Zodíaco.
Signos de Fogo: Carneiro, Leão e Sagitário.
As pessoas cujo signo é regido por este elemento do Universo são, geralmente, espontâneas, agem por impulso e são muito emotivas.
Signos do Ar: Gémeos, Balança e Aquário.
As pessoas pertencentes a um destes signos geralmente têm muita energia, são agitadas e animadas.
Signos de Água: Carangueijo, Escorpião e Peixes.
As pessoas destes signos são geralmente muito imaginativas e bastante sensíveis.
Signos de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio.
Normalmente as pessoas regidas por este elemento do Universo são geralmente calmas e não gostam muito de mudanças radicais.
Os quatro elementos do Universo são ainda associados aos quatro pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste), de acordo, com o Xamanismo, um tipo de religião de povos asiáticos e árticos, que tem um profundo respeito pelas forças da natureza.
O Xamanismo é uma prática filosófica e religiosa de cura, que se pode encontrar em quase todo o mundo. Assim sendo, o Norte corresponde à Terra, o Sul à Água, o Leste ao Ar e o Oeste ao Fogo.
Os trevos de quatro folhas
Os trevos de quatro folhas são o símbolo de sote em muitas civilizações.
Geralmente as plantas funcionam com números ìmpares, tanto na quantidade de folhas, ramos, frutos ou raízes. Por essa razão, os trevos de quatro folhas são muito raros e, por isso, considerados verdadeiros talismãs de sorte.
Os trevos têm geralmente três folhas, o que faz dos que têm quatro folhas verdadeiras raridades. Quem os acha guarda-os religiosamente como preciosidades em bolsas e carteiras e sobretudo junto ao dinheiro para atrair mais.
No universo esotérico, o trevo é usado para curar doenças e em feitiços de boa sorte. Por exemplo, sonhar com um trevo significa fortuna, principalmente para pessoas jovens.
No Antigo Egipto, o trevo de quatro folhas era considerado símbolo de Ísis, a Grande Deusa, e utilizado nos rituais de iniciação, de amor e de sorte.
Para os Celtas, o trevo de quatro folhas estava associado à Deusa da medicina, Airmid e, por isso, era usado como um catalisador de cura e saúde.
A interpretação da Numerologia
De acordo com a Numerologia, ciência que estuda as influências e qualidades dos números, cada algarismo é dotado de uma vibração ou essência individual e indica tendências de acontecimentos ou de personalidade, apesar de não haver qualquer evidência científica de que os números apresentem tais propriedades.
Para muitos, o filósofo grego Pitágoras (século VI a.C.) é considerado o "pai" desta ciência apesar de já existirem muitas derivações desta mesma origem.
Segundo a Numerologia, conhecendo as indicações fornecidas pelos nove primeiros números, cada pessoa pode estar apta para se dirigir na vida com um conhecimento real de si própria e das suas oportunidades.
Através do nome e da data de nascimento de uma pessoa, pode-se realizar e interpretar o mapa numerológico.
Para qualquer pessoa chegar ao seu mapa numerológico é necessário conhecer o método pitagórico que analisa o nome completo e data de nascimento (dia, mês e ano).
Este método utiliza os números 1 a 9 e 11, 22 e 33.
Números superiores a 9 (excepto o 11, 22 e 33) devem ser reduzidos a um único algarismo. Por exemplo: 49=4+9=13. Neste caso é necessária mais uma redução: 13=(1+3)=4.
Segundo este método, o nome indica talentos e habilidades, o padrão de comportamento nos relacionamentos, a imagem que passamos para as outras pessoas, o número do destino.
Por sua vez, a data de nascimento fornece orientações sobre a lição de vida e desafios e fases da vida das pessoas.
Assim sendo, se a soma do seu nome é o quatro, as características são: tem muito medo de perder a força; trabalha tanto, que até se esquece de pedir ajuda e tem uma grande capacidade de trabalho. Recusa-se a ser vulnerável e a palavra-chave é estabilidade. A família é muito importante na sua vida e tem muito medo de se amar a si próprio e aos outros. As suas doenças são sobretudo, no sistema articular (ossos), fígado e vesícula. A profissão "ideal": advogado.
O caminho de vida para os que "têm" o número quatro, ou seja, a soma da sua data de nascimento dá este valor: devem construir coisas em grande e com peso; é-lhes pedido o sentido do trabalho bem feito; devem ter paciência, minúcia, perseverança; precisam de trabalhar no concreto, com regras, encontrar as raízes.
Estas pessoas funcionam bem se conhecerem o seu passado. Possíveis profissões: organização, construtor ou artesão. O desafio: libertar-se das rotinas da vida.
Por último, qual o poder do número quatro?
Número do destino: potencia a constância, o percorrer passo a passo o caminho. Alcançará o êxito através de um trabalho metódico e contínuo.
O número quatro é de facto um número muito forte e, no Tarot corresponde ao Imperador.
Veja também: (Clique aqui)

8 comentários:

  1. Companheiro, o número sete também tem as suas coisas, valeria uma matéria legal como essa que você colocou. Veja bem: As sete cores, os sete mares, os sete planetas, os sete cavaleiros do apocalipse, os sete dias da semana, e assim por diante.
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Pô, muito bom o seu post, por curiosidade eu somei minha data de nascimento e deu 4.
    Valeu, grande abraço!!!

    ResponderEliminar
  3. Achei muito interessante o assunto, me interessei por meu sobrenome ser Mozzaquatro! Guilherme Mozzaquatro

    ResponderEliminar
  4. esta super certo sobre o que mecionou mas tem muito mais os cavaleiros do apocalipes q tbm sao 4 morte guerra fome peste tem muitos mais mas nao posso comentar

    ResponderEliminar
  5. tem muito mais com os quatros cavaleiros do apocalipse guerra fome peste morte tem relacao a tudo isso postado no blog mas nao posso relaciona mais do que isso.

    ResponderEliminar
  6. Pois!!!!Nasci no dia 4 Quarta-Feira as Quatro da tarde!!!!

    ResponderEliminar
  7. adorei este blog e amei sobre o numero 4 nasci dia 4 de setenbro de 1987 o numero 4 sempre me deu sorte sem o trevo .
    Quem faz comigo junto aniversário é o ator Wes Cook Bentley o Blackheart de o motoqueiro fantasma da marvel e a cantora Beyônce . muito loco este numero . nascemos para brilhar sou cantora e atriz como os dois citados por mim . somos fortes e determinados e não temo temor á nada pois se o mundo rege atrávés de DEUS quem pode regir contra ele ? NINGUÊM ! então vamos em frente estes dias sonhei com o numero 4 e 7 ? vi o que é o numero 4 é material e o 7 é espiritual . adorei saber ! me sinto especial no dia em que nasci e por isso que sou assim alegre sempre e contente rio de tudo adoro coisas alegres e musica , filmes piadas coisas pra rimos junto o u não . kkkkk adooororooooooooo !!!!!!! beijos Thais C.

    ResponderEliminar
  8. Gostei do blog. Achei interessante. Um bonito trabalho de pesquisa.

    ResponderEliminar

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- O seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar a sua URL, comente usando a opção OpenID.

O estado do tempo

Tempo Lisboa